Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

AS ERENICES DESCALÇAS


A imprensa está sob julgamento como se fosse a única culpada pelo caudal de denúncias que se abate sobre o governo Lula, como o Caso Erenice, o que mais chega perto da candidata Dilma Rousseff.
A visão transmontana de uma imprensa falaciosa, tendenciosa, engajada com uma das duas candidaturas, disposta a não deixar pedra sobre pedra da reputação das pessoas do governo, decorre de um preconceito ideológico: a fonte é o PSDB.
Essa redução é muito pobre. Não condiz com a inteligência de ninguém supor que exista uma orquestração dirigida por tucanos paulistanos (sustentados pelas verbas publicitárias do governo paulista), para ditar a pauta de 3 grandes jornais,3 grandes revistas e do maior telejornal brasileiro.
Tal cérebro teria que pertencer ao homem mais influente e poderoso do País, com tal ódio do governo Lula que quisesse vê-lo escorraçado, nas barras dos tribunais, devassado, respondendo a processos como os 40 réus do mensalão.
Quem seria esse dínamo, esse super-homem nietchiano que orienta toda a imprensa contra o governo? Não existe!
Lula é quem dá a pauta com seus erros e constante e renitente permissividade.
A maior revista nacional, a que mais firma opinião no País a ponto de deixá-lo em constante sobressalto todas as semanas, vive de assinaturas, mas não perde uma só delas em função de sua linha editorial, sinal de que há aprovação expressa de suas abordagens pelo público leitor.
Os jornalistas sérios têm o seu papel propositadamente confundido com o de beleguins dos patrões no encurralamento ao governo.
Só quem não conhece a interdependência da produção jornalística pode ter essa visão deturpada de que todos os profissionais de imprensa são uma corja movida a capital paulistano, e o governo uma instituição de piedosas erenices descalças, intocáveis e sem jaça.

Fonte: www.cartapolis.com.br

Foto Erenice: http://images.google.com/images?hl=pt-BR&source=imghp&biw=1020&bih=547&q=erenice&gbv=2&aq=f&aqi=g10&aql=&oq=&gs_rfai=

Colaboração: Paulo Timm – Torres-RS

Nenhum comentário: