Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de março de 2011

FAZENDA SAMAMBAIA, UM DOS LOCAIS DE ORIGEM DO MOVIMENTO PENTECOSTAL EM GOIÁS

Giovani Ribeiro Alves*

Já mencionamos, em artigos anteriores, que o movimento pentecostal chegou em Goiás, no final de década de 1930, por ocasião da fundação da Assembleia de Deus, em Goiânia, pelo saudoso pastor Antônio Moreira. Consta nos registros históricos que o primeiro batismo nas águas feito pela Assembleia de Deus em Goiânia foi realizado no Córrego Botafogo, na época, totalmente limpo e de águas cristalinas.

De Goiânia o trabalho da Assembleia de Deus chegou a Anápolis, na década de 1940, e em 1943, chegou na Fazenda Samambaia, localizada no município de Aurilândia, considerado um dos locais históricos e de grande importância para a expansão do movimento pentecostal e da Assembleia de Deus no Estado de Goiás e Mato Grosso. O saudoso pastor Divino Gonçalves dos Santos, falecido em 2009, com quase 90 anos de idade, no ano de 1943, ainda bem jovem, foi designado pelo pastor Manoel Sousa, que acompanhasse o pastor Abrão Gonçalves de Melo até a Fazenda Samambaia, pois, segundo os relatos, este último teve sonho com um bando de pombos que desciam sobre a Fazenda Samambaia. Após ouvir o sonho do pastor Abrão, o pastor Manoel Sousa sentiu a direção do Espírito Santo, no sentido de enviar até a Fazenda Samambaia o pastor Divino Gonçalves, a fim de anunciar naquele local a mensagem do Evangelho pentecostal.

Ao chegar na Fazenda Samambaia, o pastor Divino Gonçalves dos Santos, que era eloquente e cheio do Espírito Santo, pregou o Evangelho de Jesus, anunciando que Jesus salvava, curava e batizava com o Espírito Santo. O fruto de sua pregação rendeu cerca de 84 decisões, sendo que a maioria das 84 pessoas era da Igreja Presbiteriana do Brasil, mas, depois de ouvir a nova mensagem pentecostal, transmitida pelo pastor Divino, aderiram a Assembleia de Deus, esse número passou a integrar o movimento pentecostal. Na Fazenda Samambaia, foi aberta uma congregação que, em pouco tempo, estava com centenas de membros, sendo um local que marcou a história das Assembleias de Deus no Estado de Goiás, pois os membros da Fazenda Samambaia experimentaram dias de grande avivamento espiritual, nas décadas de 1940 e 50.

O foco do avivamento da Fazenda Samambaia foi se expandindo por diversas localidades do Estado de Goiás, chegando, inclusive, à cidade de Iporá e demais municípios do chamado Mato Grosso Goiano, atravessando o Estado de Goiás e chegando também em diversas localidade do Estado de Mato Grosso. Em poucos anos, o trabalho da Assembleia de Deus foi alcançando praticamente todas as cidades do interior goiano por meio de vários homens abnegados e destemidos, que, na época, andavam sobre os lombos dos animais, a pé e de bicicleta, percorrendo longas distâncias para anunciar o Evangelho de salvação pentecostal. Dentre tantos pastores pioneiros da Assembleia de Deus em Goiás podemos citar: Pr. Antônio Moreira (in memorian); Pr. José Ludovico de Almeida (in memorian); Pr. Divino Gonçalves dos Santos (in memorian); Pr. José Ferreira (in memorian); Pr. Jácomo Guido da Veiga (in memorian); Pr. Albino Gonçalves Boaventura (in memorian); Pr. Antônio Inácio de Freitas; Pr. Jaime Antônio de Sousa, entre outros.

A esses homens e tantos outros que contribuíram para o crescimentos das Assembleias no Estado de Goiás, fazemos nossas as palavras da Bíblia Sagrada, que diz assim: “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória”. I Pedro capítulo 5, versículo 4.

*Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor de Filosofia na rede pública estadual, ministro do Evangelho, membro da Assembleia de Deus do Bairro de Campinas, em Goiânia, escritor e membro da Associação Goiana de Imprenssa – giovaniribeiro42@gmail.com
Fonte: Jornal Diário da Manhã - 01 de Março de 2011
http://www.dm.com.br/#!/264461

Nenhum comentário: