terça-feira, 20 de abril de 2010
HIPERTENSÃO ARTERIAL -
Dr. Telmo Magalhães Machado*
Hoje a hipertensão arterial é vista pelos cardiologistas, mais do ponto de vista preventivo do que curativo, pois muitas das vezes que a pessoa constata a pressão arterial, ela já está com vários riscos cardiovasculares, de forma que devemos olhar para o paciente hipertenso, ou melhor, futuro hipertenso, mostrando as diversas condutas que a pessoa deve tomar para que tenha uma vida mais longa e principalmente com boa qualidade. Então, desde a menor idade já nos preocupamos com a alimentação, principalmente com o excesso de carbohidratos (açúcares), de modo geral, sedentarismo, vícios maléficos como drogas, cigarros, e, dentre este item anterior, o qual leva a buscar estes malefícios é a orientação psicológica, científica e espiritual. Desde a infância devemos mostrar às pessoas os ensinamentos de Deus que devemos cuidar, zelar por este corpo que Ele nos deu para termos e propiciar aos nossos familiares e amigos uma qualidade de vida boa, pois quando uma pessoa adoece – e geralmente ela tem amigos e familiares e todos padecem –, trazendo a infelicidade, gerada pelo egoísmo, pela falta de Deus no coração, que, como dizia Frederico Ozanam, a felicidade só é completa para quem tem Deus no coração, quando é compartilhada por todos, que não primam pelo egoísmo, e tenham sempre Deus no coração.
Enfatizo a parte espiritual, pois depois do cigarro é o stress que mais mata as pessoas e o amplo espectro que traduz a paz espiritual é o grande passo para que a pessoa possa lidar com todos os obstáculos que a vida nos apresenta, de modo que com este pensamento facilita a tomada de medidas preventivas e curativas, talvez para impedir as alterações que levam ao processo de arteriosclerose, que leva à hipertensão arterial e vice-versa, atingindo o agravamento maior que é o infarto cerebral, cardíaco, renal ou de membros inferiores.
A hipertensão arterial ‘verificada quando o profissional da saúde afere a pressão arterial, que, normal num adulto, alcança um valor máximo de 140 mmHg (milímetros de mercúrio) e mínimo de 90 mmHg. Valores maiores indicam hipertensão (pressão alta); assim devemos manter a pressão abaixo deste nível, pois a este grau o processo de obstrução arterial acelera e de acordo com a genética da pessoa a artéria da cabeça, coração, vai obstruindo primeiro. E hoje a Medicina tem remédios que, além de baixar a pressão, melhoram também os níveis de gordura no sangue, e se o médico contar com a inteligência do paciente, e é o que estamos observando nas pessoas da melhor idade, usufruindo de uma boa qualidade de vida.
*O Dr. Telmo Magalhães Machado é médico cardiologista e ergometrista e membro da Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP) desde 1999.
Artigo transcrito do jornal 23 de Abril, órgão do Conselho Central de Campinas da SSVP – Edição n. 5.
Ilustração: http://paulodaltrozo.files.wordpress.com/2009/09/hipertensao.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário