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sábado, 19 de junho de 2010

COMUNISTAS NA CHINA

Os go­i­a­nos Tar­zan de Cas­tro, Elio Ca­bral e Ze­zim do Ara­gu­aia, man­da­dos ao pa­ís de Mao Tsé-tung nos anos 60 pa­ra não se­rem pre­sos pe­los mi­li­ta­res, con­tam co­mo foi a ex­pe­ri­ên­cia

CE­ZAR SAN­TOS

Iní­cio de 1965, em São Pau­lo, três go­i­a­nos, en­tre uma tur­ma de pes­so­as de vá­rios Es­ta­dos, embarcariam de avi­ão para a Chi­na, pas­san­do pe­la Eu­ro­pa. Eles ti­nham che­ga­do al­guns di­as an­tes, vin­dos de di­fe­ren­tes cidades. De­pois de em­bar­car pu­de­ram res­pi­rar ali­vi­a­dos da for­te ten­são vi­vi­da nas úl­ti­mas se­ma­nas sob ris­co de pri­são. O gol­pe mi­li­tar ti­nha si­do da­do há me­nos de um ano e a ca­ça aos co­mu­nis­tas co­me­ça­va a fi­car en­car­ni­ça­da.

Mas Tar­zan de Cas­tro, Ger­son Par­rei­ra e Elio Ca­bral de Sou­za, mi­li­tan­tes da es­quer­da, não ti­ve­ram pro­ble­ma pa­ra to­mar o vôo que fa­ria es­ca­la em Pa­ris. Eram os pri­mei­ros go­i­a­nos que ini­ci­a­vam a fu­ga do pa­ís pa­ra não ca­ir nas mãos da re­pres­são. Já es­ta­vam na clan­des­ti­ni­da­de e cor­ri­am ris­co de se­rem pre­sos. Eles iram pa­ra a Chi­na por de­ter­mi­na­ção do Par­ti­do Co­mu­nis­ta do Bra­sil (PCdoB), no qual mi­li­ta­vam. Era a for­ma que o PC do B to­mou pa­ra co­lo­car seus qua­dros mais vi­sa­dos fo­ra do al­can­ce da re­pres­são — após o gol­pe, mui­tas pes­so­as já fi­ca­vam pre­sas quan­do iam de­por nos mal­fa­da­dos In­qué­ri­tos Po­li­ci­ais Mi­li­ta­res (IPMs).

Man­dar os mi­li­tan­tes pa­ra fo­ra do pa­ís ti­nha por ob­je­ti­vo, tam­bém, sub­me­ter es­sas pes­so­as a uma tem­po­ra­da de apren­di­za­gem no pa­ís que ex­por­ta­va ide­o­lo­gia con­trá­ria a dos Es­ta­dos Uni­dos, o gran­de de­mô­nio pa­ra os co­mu­nis­tas. Es­se background, cla­ro, se­ria apli­ca­do aqui quan­do eles vol­tas­sem, na con­sci­en­ti­za­ção das mas­sas.

An­tes de Tar­zan, Ger­son e Elio, um go­i­a­no de ado­ção (nas­ci­do em Per­nam­bu­co), Di­niz Ca­bral Fi­lho, já ti­nha ido. De­pois, Mi­chei­as Go­mes de Al­mei­da e Di­vi­no de Sou­sa fa­riam a ro­ta. Com o mes­mo ob­je­ti­vo, ou­tros mi­li­tan­tes de es­quer­da iri­am pa­ra Rús­sia, Al­bâ­nia e Cu­ba, en­tre ou­tros pa­ra­í­sos do co­mu­nis­mo.

Movimentoi estudantil — Mas an­tes de che­gar àque­le avi­ão que os le­va­ria ao pa­ís de Mao Tse-tung, o que eles fi­ze­ram? To­dos eram egres­sos do mo­vi­men­to es­tu­dan­til goiano, que che­gou a ser con­si­de­ra­do o mais or­ga­ni­za­do do pa­ís, com gran­de ca­pa­ci­da­de de mo­bi­li­za­ção. De­pois eles in­gres­sa­ram na po­lí­ti­ca par­ti­dá­ria, fi­li­an­do-se ao PCdoB. Daí pa­ra fi­ca­rem na lis­ta ne­gra da re­pres­são foi um pu­lo.

Cer­ta­men­te que es­sas lem­bran­ças es­ta­vam na ca­be­ça dos go­i­a­nos pres­tes a de­sem­bar­car na Chi­na, que se con­ver­te­ra ao co­mu­nis­mo em 1949. E o que os im­pres­sio­nou ao che­ga­rem? Mais do que a vi­são de uma pai­sa­gem fí­si­ca di­fe­ren­te, o que mais sur­pre­en­deu Elio Ca­bral foi o cho­que cul­tu­ral, quan­do viu al­go en­tão ini­ma­gi­ná­vel no Bra­sil: mu­lhe­res fa­zen­do tra­ba­lho bra­çal, de ho­mem. "Vi mu­lhe­res su­bin­do em pos­te, car­re­gan­do car­ri­nhos de fe­zes pe­las ru­as. Na Chi­na as la­tri­nas eram chei­as e de­pois tran­spor­ta­das pa­ra se­rem des­car­re­ga­das em lo­ca­is pró­prios pa­ra is­so. E as mu­lhe­res fa­zi­am es­se ser­vi­ço", con­ta Elio. Pa­ra ele is­so até cho­cou um pou­co, mas lhe deu a exa­ta me­di­da de que re­al­men­te ti­nha che­ga­do a uma ci­vi­li­za­ção di­fe­ren­te.

Já Tar­zan de Cas­tro con­ta que o que mais o im­pres­sio­nou foi a in­tro­spec­ção dos chi­nes­es: "Eles eram mui­to fe­cha­dos. E co­mo não so­mos ama­re­los, nos olha­vam co­mo se fôs­se­mos se­res de ou­tro pla­ne­ta. Is­so cau­sa­va es­tra­nha­men­to". Mas o que mais im­pac­tou Tar­zan es­ta­va no uni­ver­so men­tal de sua ide­o­lo­gia.

"Ao con­ver­sar com al­guém, em qual­quer lu­gar, se per­ce­bia o al­to grau de con­sci­en­ti­za­ção po­lí­ti­ca. Eles fa­la­vam que pa­ra fa­zer a re­sis­tên­cia ar­ma­da, era pre­ci­so que o po­vo es­ti­ves­se con­sci­en­ti­za­do por um par­ti­do for­te. Por aí se via que o Par­ti­do Co­mu­nis­ta Chi­nês re­al­men­te es­ta­va pre­sen­te na vi­da das pes­so­as. Não ti­nha is­so no Bra­sil. O PCdoB es­ta­va des­vin­cu­la­do do mo­vi­men­to de mas­sa."

Tar­zan, Elio e Ger­son fi­ca­ram pou­co mais de um ano na Chi­na. Le­van­ta­vam ce­do, to­ma­vam ca­fé e mer­gu­lha­vam nu­ma ro­ti­na du­ra de es­tu­dos o dia in­tei­ro e, às ve­zes, até a noi­te. Com a in­ter­me­di­a­ção de in­tér­pre­te, a tô­ni­ca era o es­tu­do so­bre a his­tó­ria do pa­ís, a lu­ta con­tra a do­mi­na­ção im­pe­ri­a­lis­ta pro­mo­vi­da pe­las na­ções ca­pi­ta­lis­tas eu­ro­péi­as. O Bra­sil tam­bém es­ta­va no fo­co. "Na Chi­na eu co­nhe­ci re­al­men­te o Bra­sil. Eles ti­nham in­for­ma­ções so­bre nos­so pa­ís que a gen­te nem po­dia ima­gi­nar", lem­bra Elio.

Tam­bém ha­via as ati­vi­da­des de ca­pa­ci­ta­ção mi­li­tar, co­mo trei­na­men­tos de ti­ros, téc­ni­cas de guer­ri­lha, em que eram pas­sa­das ins­tru­ções so­bre co­mo apren­der a usar as mes­mas ar­mas do ini­mi­go — "é pre­ci­so to­mar as ar­mas de­les" — fa­zer mi­nas ter­res­tres e ar­mar gra­na­das.

Lem­bran­ça par­ti­cu­lar­men­te gra­ta aos go­i­a­nos fo­ram os en­con­tros com os man­da­tá­rios do pa­ís. "Pe­guei na mão de Mao, num en­con­tro no Pa­lá­cio do Po­vo, em Pe­quim. Pas­sa­mos uma tar­de com ele, com o pri­mei­ro-mi­nis­tro Chu En-Lai, to­da a cú­pu­la. Fa­la­mos so­bre Bra­sil, Amé­ri­ca La­ti­na, cul­tu­ra. Foi um en­con­tro mui­to agra­dá­vel e pro­vei­to­so", re­cor­da-se Tar­zan de Cas­tro.

Encefalite — Me­ta­de do tem­po eles fi­ca­ram em Pe­quim e o res­tan­te, vi­a­jan­do pe­lo in­te­ri­or. Na fa­se fi­nal, Elio quase morreu por causa de uma en­ce­fa­li­te. En­trou em co­ma e fi­cou in­ter­na­do por um mês num hos­pi­tal de Pe­quim. Re­cu­pe­ra­do, foi pa­ra Nan­quim, on­de os ou­tros in­te­gran­tes da de­le­ga­ção bra­si­lei­ra já es­ta­vam.

Ao fim do es­tá­gio chi­nês, vol­ta­ram ao Bra­sil no fi­nal de 1966. A vol­ta não foi tão fá­cil. Ti­nham en­tra­do sem qua­is­quer for­ma­li­da­des bu­ro­crá­ti­cas, mas na vol­ta ti­ve­ram os pas­sa­por­tes ca­rim­ba­dos no Pa­quis­tão, por ação da CIA, que aper­ta­ra a vi­gi­lân­cia so­bre os co­mu­nis­tas. Fi­ca­ram du­as se­ma­nas em Pa­ris — on­de sen­ti­ram os primeiros ven­tos de rei­vin­di­ca­ções que so­pra­ri­am em maio de 68 —, bus­can­do jei­to de en­trar em al­gum pa­ís fron­tei­ri­ço com o Bra­sil.

Com mui­ta di­fi­cul­da­de, vi­a­bi­li­za­ram a vol­ta pe­la Gui­a­na Fran­ce­sa. Em­bar­ca­ram pa­ra o Su­ri­na­me, alu­ga­ram um te­co-te­co e fo­ram pa­ra um lu­ga­re­jo à bei­ra do Rio Oi­a­po­que, Vi­la San­to An­tô­nio, on­de fi­ca­ram uns di­as. Num bo­ni­to dia de sol cla­ro, atra­ves­sa­ram o rio de ca­noa, de­sem­bar­can­do en­fim em ter­ras bra­si­lei­ras.

Fo­ram pa­ra des­ti­nos di­fe­ren­tes na Re­gi­ão Nor­te do pa­ís, co­mo for­ma de di­fi­cul­tar lo­ca­li­za­ção por par­te da re­pres­são. A pri­mei­ra mis­são de Elio foi cons­tru­ir o PCdoB no Ma­to Gros­so. Tar­zan foi re­or­ga­ni­zar o par­ti­do no in­te­ri­or de São Pau­lo, com ba­se em São Jo­sé do Rio Pre­to. Fi­cou um ano e meio nes­se tra­ba­lho e de­pois foi pre­so. Pos­te­rior­men­te, hou­ve a Sex­ta Con­fe­rên­cia do PCdoB, quan­do houve a dis­si­dên­cia que gerou a Ala Ver­me­lha. Mas aí já é ou­tra his­tó­ria.

Ze­zinho do Ara­gu­aia con­ti­nua no ei­to

“Eles es­tão nos re­ce­ben­do co­mo es­ta­dis­tas; te­mos de hon­rar es­se cré­di­to”. Es­se foi o pri­mei­ro pen­sa­men­to de Mi­chei­as Go­mes de Al­mei­da — o Mi­chel da mi­li­tân­cia de es­quer­da e que de­pois to­ma­ria a al­cu­nha de Ze­zinho do Ara­gu­aia —, ao de­sem­bar­car na Chi­na, em 1966, com ou­tro go­i­a­no, Di­vi­no de Sou­sa, e ou­tros bra­si­lei­ros. Eles es­ta­vam na ter­cei­ra de­le­ga­ção en­vi­a­da ao pa­ís pe­lo PCdoB. No ae­ro­por­to es­ta­vam al­tas au­to­ri­da­des do Par­ti­do Co­mu­nis­ta Chi­nês, pa­ra re­cep­cio­ná-los.

Mi­chei­as, ho­je com 70 anos, con­ta que tam­bém fi­cou um ano e meio na Chi­na, cum­prin­do o ro­tei­ro de es­tu­dos e trei­na­men­to mi­li­tar te­ó­ri­co e prá­ti­co. "Mas tam­bém jo­gá­va­mos bo­la", lem­bra. Fi­ca­ram em Pe­quim a mai­or par­te do tem­po e de­pois vi­a­ja­ram pe­lo in­te­ri­or. Mi­chei­as diz que en­si­na­men­tos re­ce­bi­dos fo­ram mui­to im­por­tan­tes e ga­ran­te que até ho­je os co­lo­ca em prá­ti­ca.

"Re­ce­be­mos o mes­mo trei­na­men­to que era da­do aos sol­da­dos chi­nes­es. E tal­vez a li­ção mais va­li­o­sa foi a da so­li­da­ri­e­da­de en­tre eles. Os chi­nes­es se aju­da­vam na re­cons­tru­ção do pa­ís. Mao con­se­guiu jun­tar ci­ên­cia aca­dê­mi­ca com ci­ên­cia na­tu­ral em­pí­ri­ca e o po­vo se uniu. Era uma coi­sa bo­ni­ta", con­ta.

Fin­do o tem­po, Mi­chei­as vol­tou ao Bra­sil. Di­vi­no se­guiu pa­ra a Al­bâ­nia — de­pois foi mor­to na Guer­ri­lha do Ara­gu­aia, se­gun­do cons­ta, de for­ma hor­rí­vel, nas mãos de Se­bas­ti­ão Cu­rió, que co­man­da­va a re­pres­são aos guer­ri­lhei­ros. Mi­chei­as, ou Ze­zinho do Ara­gu­aia, te­ve co­mo pri­mei­ra mis­são na sua vol­ta fa­zer a in­ter­re­la­ção com os cam­po­nes­es na re­gi­ão do Bi­co do Pa­pa­gaio (ho­je To­can­tins), di­fun­din­do na área as téc­ni­cas agrí­co­las mais avan­ça­das que eram pra­ti­ca­das mais no sul do Es­ta­do.

De cer­ta for­ma, é es­se mes­mo tra­ba­lho que Ze­zinho do Ara­gu­aia con­ti­nua fa­zen­do. O re­pór­ter o en­tre­vis­tou por te­le­fo­ne. Ele es­ta­va no Pa­rá, na ca­sa do cam­po­nês Eduar­do Ro­dri­gues dos San­tos. É co­mo se, de­pois de 40 e tan­tos anos, o tem­po não ti­ves­se pas­sa­do. (Ce­zar San­tos)

Fonte: http://www.jornalopcao.com.br/index.asp?secao=Reportagens&idjornal=289&idrep=2621

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