Pesquisar este blog

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL


Giovani Ribeiro Alves*


Há exatamente cem anos, em 1911, os missionários Suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, chegaram em Belém do Pará e fundaram a Igreja Assembleia de Deus no Brasil. Daniel Berg e Gunnar Vingren, acenderam a chama desse grande Movimento Evangélico Pentecostal, que são as Assembleias de Deus, e que hoje se encontram espalhadas em todos os Estados do Brasil e em diversos outros Países do Mundo.


Daniel Berg e Gunnar Vingren, além de pregarem a mensagem de salvação, meditante a morte expiatória de Jesus Cristo, na Cruz do Calvário, também pregavam que Jesus curava os enfermos, libertava os oprimidos, batizava com o Espírito Santo e que um dia voltaria para arrebatar a sua Igreja para os Céus. Essa mensagem evangelizadora e pentecostal, foi se espalhando por toda a Belém e Cidades do interior Paraense, e inúmeros convertidos após serem batizados nas águas, eram acrescidos como membros da Assembleia de Deus, isso sem contar com os inúmeros casos de pessoas, que receberam diversas curas milagrosas e tantos outros que receberam o glorioso Batismo com o Espírito Santo, que é uma espécie de manifestação espiritual, em que a pessoa recebe uma alegria estravasadora e fala em outras línguas, conforme está registrado, em Atos dos Apostólos, no Capítulo 2.


A mensagem foi se espalhando para outros Estados Brasileiros, como Rio de Janeiro, São Paulo e Goiás, onde a primeira Assembleia de Deus do Estado de Goiás, surgiu em Goiânia, no final de década de 30. Em poucos anos as Assembleias de Deus no Brasil, estavam em franco crescimento e a mensagem pentecostal pregada inicialmente por Daniel Berg e Gunnar Vingren, espalhou-se de maneira contagiante de Norte ao Sul do Brasil . Gunnar Vingren, nasceu na Suécia, no dia 08 de Agosto de 1879, chegou ao Brasil no final de 1910, a princípio atuou na Igreja Batista e posteriormente em Junho de 1911, juntamente com seu companheiro Daniel Berg, fundaram a Assembleia de Deus no Brasil. Vingren sempre teve uma saúde debilitada, após atuar por alguns anos na região amazônica e no Sul do Brasil, retorna com sua esposa, Frida Vingren, para a Suécia , onde vem a falecer no dia 29 de Junho de 1933.


Daniel Hogberg, conhecido no Brasil por Daniel Berg, nasceu na Suécia, no dia 19 de Abril de 1844. Em 1909, quando estava em Chicago, nos Estados Unidos da América, já atuando na obra Missionária, teve a honra de conhecer o seu companheiro, Gunnar Vingren, e lá nos Estados Unidos, receberam uma revelação da parte de Deus, que deveriam anunciar o evangelho em um Estado chamado Pará. Sem saber onde eram essa localidade, olharam no mapa e descobriram que se tratava de um Estado localizado ao Norte do Brasil, assim ambos os pregoeiros das Boas Novas, Daniel Berg e Gunnar Vingren, deixaram Chicago e vieram para o Brasil de Navio, e iniciaram a obra que Deus os tinham revelado, culminando com a fundação das Assembleias de Deus no Brasil, em Belém do Pará, em 1911. Berg faleceu na Suécia, no ano de 1963,com 79 anos de idade.


Devido ao crescimento acelerado das Assembleias de Deus no Brasil, foram surgindo inúmeros outros Pastores, Missionários e Missionárias, que continuaram a missão iniciada por Berg e por Vingren. Atualmente existem diversos ministérios das Assembleias de Deus no Brasil, como as Assembleias de Deus, ligadas e lideradas pela Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil ( CGADB), sendo a primeira das Convenções Brasileiras, oriunda da Igreja Mãe, em Belém do Pará, tendo como Presidente , o Pastor José Welington Bezerra. As Assembleias de Deus, ligadas e lideradas pela Convenção Nacional dos Ministros das Assembleias de Deus de Madureira ( CONAMAD), que tem como Presidente, o Pastor e ex-deputado federal, Manoel Ferreira. Até os inúmeros outros ministérios independentes das Assembleias de Deus, espalhadas pelo Brasil e pelo Mundo.


São cem anos de grandes conquistas e de grandes realizações, por parte do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil. "Jesus continua salvando, curando e batizando com o Espírito Santo". Aleluia!


Giovani Ribeiro Alves é filósofo, professor de Filosofia na Rede Pública Estadual em Goiânia, ministro do evangelho, membro da Assembleia de Deus, do Bairro de Campinas, em Goiânia, escritor e membro da Associação Goiana de Imprensa (giovaniribeiro42@gmail.com)


*Giovani Ribeiro Alves
Especial para Diário da Manhã
http://www.dm.com.br/#!/256570


Nenhum comentário: