Pesquisar este blog

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

GABRIEL NASCENTE: PRIMO & AMIGO



Hélio Nascente*


Conheci o primo Gabriel José Nascente quando tínhamos 19 anos de idade, por intermédio do outro primo, Carlos da Silva Nascente, em Goiânia, assim que me transferi para a capital do Estado, vindo de Pires do Rio, em 1969. Ele era já um poeta consagrado com seu livro Os Gatos.

Esse primo em terceiro grau é uma honra para o clã Nascente em Goiás e em todo o Brasil. Seu pai foi marceneiro originário de Urutaí, pioneiro de Goiânia, muito elogiado pelo Dr. Pedro Ludovico quando conheci o grande líder em 1976, assim como outros Nascente de Urutaí (Francisco de Paula Nascente, Chiquinho, Zico, José de Paula Nascente e Antônio Estrela Nascente (Tonico), pai do poeta. O ex-governador Mauro Borges também sempre quando o encontrava, derramava-se em elogios a esses primos pioneiros.

Gabriel, desde sua primeira obra, Os Gatos, publicada aos seus 16 anos de idade até agora, com mais de 40 livros publicados, o que o levou a ser escolhido para compor a honrada Academia Goiana de Letras, é sem dúvida alguma o nosso parente mais ilustre. Claro, temos o Mário de Paula Nascente em Santos-SP, também com livros jurídicos publicados, nosso primo em segundo grau, já octogenário.

É preciso esclarecer a razão de tantos Gabriel no nosso clã. Nosso bisavô, Gabriel de Paula Nascente e nossa bisavó, Ana Justina da Fonseca, saíram de Cláudio, Minas Gerais e se estabeleceram em Patos de Minas. Depois vieram para Goiás, em 1893, deixando na cidade mineira uma filha casada, daí termos parentes em Patos e descendentes por todo o Brasil. Até no Rio Grande do Sul, onde temos um primo, chamado Hélio David Borges Nascente, médico e membro do Conselho Tutelar da Criança e do Adolescente.

O pai do poeta Gabriel Nascente, Antônio, era irmão de minha avó, Maria das Dores Nascente, que deixou uma grande descendência. Daí sermos primos em terceiro grau. Descendentes de Gabriel de Paula Nascente e Ana Justina da Fonseca (que é parente de minha mãe. Esta é outra história!) são muitas pessoas ilustres, como o engenheiro Mário de Carvalho, ex-presidente do Clube de Engenharia de Goiás, neto de minha tia-avó Ubaldina de Paula Nascente e filho do meu primo e tio (casado com a irmã de minha mãe, Ana), José Pedro de Carvalho. Devido ao nome do nosso patriarca, não falta o nome Gabriel na nossa parentalha. Gabriel de Paula Nascente Filho, falecido em 1927; Gabriel de Carvalho Nascente, meu tio, falecido em 1990; Gabriel de Carvalho Mendonça, residente em Morrinhos; Gabriel de Paula Silveira, residente em Morrinhos; Gabriel de Paula Nascente, advogado em Goiânia; Gabriel Fetter de Paula Nascente, meu filho, residente no Rio Grande do Sul.

Ao poeta Gabriel José Nascente, portanto, nosso primo, irmão e amigo, a nossa homenagem por sua merecida posse como membro da Academia Goiana de Letras, da qual vários amigos são integrantes e lhe deram o voto. E nossa torcida para que venha a ser imortalizado como membro da Academia Brasileira de Letras.

Fonte foto Gabriel Nascente: http://www.google.com.br/images?hl=pt-br&source=imghp&biw=1596&bih=728&q=gabriel+nascente&btnG=Pesquisar+imagens&gbv=2&aq=f&aqi=&aql=&oq=

Um comentário:

BUSSOLA LITERÁRIA disse...

Estimado Hélio Nascente, li com mto prazer seu texto homenageando o amigo Gabriel Nascente, a quem conheço e admiro de longas datas. Sou o editor e administrador do Blog Bússola Literária e do site Sentinela Cultural, nos quais mto nos honrará com sua preciosa visita e de Gabriel Nascente, ao qual tb gostaria de prestar minha singela deferência. Para tanto gostaria, se possível enviar-me o email do talentoso poeta para que eu possa entrar em contato com ele imediatamente. Estou passando os links do blog e do site, contando com sua visita.

Abraço fraterno...

www.bussolaliteraria.blogspot.com e
sentinelacultural.bligoo.com.br