Pesquisar este blog

segunda-feira, 9 de maio de 2011

AFINAL, PARA QUE SERVE A FILOSOFIA?

Giovani Ribeiro Alves*

Não tenho a presunção de me considerar um filósofo, considero-me um curioso, um estudante de Filosofia, um discípulo de Sócrates, dizendo sempre: “Só sei que nada sei”. Mas sempre que falo para alguém que sou formado em Filosofia e que sou professor de Filosofia, é muito comum ouvir a seguinte pergunta: “Afinal, para que serve a Filosofia”? Respondo que é uma das perguntas mais dificíeis de responder, porque se eu mesmo soubesse não era estudante de Filosofia, mas se estudo Filosofia é justamente para tentar descobrir para que serve a Filosofia.

Uma coisa tenho a plena certeza, a Filosofia pode nos auxiliar em muitas áreas das nossas vidas, sobretudo quando o assunto se trata do pensamento. Fico imaginando comigo mesmo, se um professor pensasse melhor, daria uma aula melhor, conseguiria atrair os alunos para o seu conteúdo e faria a diferença no meio de uma educação tão caótica na qual todos nos educadores e educandos ainda estamos inseridos. Se um médico pensasse melhor, não cometeria erros médicos, muitos deles usando da racionalidade, trataria os pacientes com mais educação, e muitos deles honrariam o juramento de Hipócrates: “A vida em primeiro lugar, o dinheiro depois.”

Um engenheiro inspirado pela crítica advinda da filosofia jamais traçaria uma planta de um prédio para que esse depois de edificado viesse a apresentar defeitos, rachaduras, e até mesmo vir a cair. Um advogado, sob a égide da Filosofia, conseguiria colocar em prática o antigo lema do Direito: “Se o direito entrar em conflito com a justiça, luta sempre pela justiça.”Um arquiteto inspirado na estética, que compreende a arte do belo na filosofia, poderia produzir obras que serviriam de encanto e de beleza para os olhos.

Um juiz, que representa a mais alta autoridade da justiça humana, se agisse sempre pelo conceito de justiça platônico, que é o de “dar sempre a cada um aquilo que lhe é merecido”, faria sempre dos vereditos verdadeiros editais que enobrecessem a justiça, julgaria sempre a favor dos injustiçados e jamais deixaria de julgar com equidade a causa dos orfãos e das viúvas. Ah, quem dera! Se os nossos políticos, em sua grande maioria, aprendessem um pouco sobre a importância da filosofia na vida pública, muitos deles jamais legislariam em causa própria, se sentiriam incomodados recebendo altos vencimentos, enquanto que um médico e um professor que trabalham nas redes públicas recebem um salário que fazem da saúde e da educação as duas grandes vergonhas nacionais do Brasil.

Se todos os profissionais entendessem que a filosofia é a auxiliadora racional de todas as profissões existentes no mundo, viveríamos em um mundo com profissionais mais educados, mais prestativos, mais conscientes de suas profissões, com convicções genuínas pelas profissões que escolheram, não seriam escravos do mercado, não visariam somente o lucro, não enxergariam os seus clientes como meros objetos ou coisas, desenvolveriam um trabalho sempre com qualidade, para não denegrir a sua classe nem aqueles profissionais competentes e honestos.
Então? Para que será que serve a Filosofia? Refletimos.

*Giovani Ribeiro Alves, filósofo, professor de Filosofia na rede pública estadual, ministro do Evangelho, membro da Assembleia de Deus, do Bairro de Campinas, em Goânia, membro da Associação Goiana de Imprensa, escritor e articulista do Diário da Manhã - giovaniribeiro42@gmail.com

Fonte: Jornal Diário da Manhã - Goiânia-GO - 9 de maio de 201
http://site.dm.com.br/#!/281712

Um comentário:

Unknown disse...

Caro professor Giovane, suas observações estão corretissima,e se todos os seguimentos citados tripudiam suas éticas ao meu ver é por primarem pelo sofisma ao invés da verdade. Contenda existente Desde os pré socraticos.
A filosofia é magnifica quando alem do que ja foi comentado busca-se abstrair do pensamento o Por que? de todas as coisas e as suas soluções. Lamentavelmente o sofisma vem predominando através dos tempos, e, atinge o ápice no contemporâneo.Abraço.

FÁBIO LINO MARQUES (FÁBIO MARQUES)
Jornalista - Reporter-fotografico e poeta, graduado em teologia e filosofia. Membro da AGI - Associação goiana de imprensa.