Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

DARWIN, O CAMINHO DA SABEDORIA


Ludmila Ferreira dos Anjos*

Tinha tudo para ser um dia normal, esta quinta-feira ensolarada, mas não é. Um grande geógrafo, antropólogo, crítico social e evolucionista inglês nascera hoje há duzentos anos e cinquenta anos depois escreveria seu livro de mais recorde de vendas: “A Origem das Espécies”. Falo do grande Charles Darwin.

– Tio Carlos Daniell, mas o que esse senhor da foto fez de tão importante para sair no jornal?

– Paulinho, este é o Darwin, como não o conhece? Você já está no oitavo ano, deveria estudar algumas teorias de Darwin. Ele explica a origem do homem e das demais espécies.

– Isso não é verdade pois o homem assim como os demais animais foram feitos por Deus em seis dias.

– Ok, Paulinho, essa é a teoria criacionista, feita pela Igreja, e ela envolve a fé. A teoria evolucionista, implantada por Darwin, é mais racional e comprovada cientificamente; ela fala que os mais aptos sobrevivem num processo de seleção natural e, como meios diferentes selecionarão indivíduos diferentes, isto originará novas espécies.

– Tio Carlos, o senhor “tá” me falando que o mais forte sobrevive e que se separarmos geograficamente uma espécie, ela poderá formar duas espécies diferentes porque o tipo de clima, vegetação e temperatura são diferentes?

– Sim, Paulinho. Por que estas risadas?

– Tio, me desculpe, mas não seja bobo, minha professora disse que as pessoas que não têm o que fazer ficam inventando teorias lunáticas, sem princípios e sem base religiosa. Tudo o que existe hoje foi Deus quem criou. Ah! Lembro que numa aula de biologia a professora citou Darwin como um desses lunáticos e falou para não acreditar em suas teorias.

– Meu sobrinho, você não deve acreditar é na sua professora. Ela fala pelo fato de trabalhar num colégio religioso e por isso ela ensina a teoria criacionista.

– E agora, tio? Desde criança impuseram-me que Deus criou tudo.

– Olhe aqui. Saiu uma matéria nesta revista e neste jornal, do dia 12 de fevereiro de 2009, sobre o bicentenário do nascimento de Darwin e sobre os 150 anos da publicação de sua obra “A Origem das Espécies”. Leia e me fale depois o que você concluir.

No outro dia Paulo chega correndo na casa do tio e fala:

– Tio, Darwin era “o cara”, ele desvendou várias coisas como porque soluçamos, roncamos ou temos tolerância a leite. E tudo o que ele falou faz sentido. Não acredito na minha professora, acredito em Darwin. Obrigado, tio, por me mostrar o caminho da sabedoria.

*Ludmila Ferreira dos Anjos é aluna do Colégio Prevest, de Goiânia-GO.

Nenhum comentário: