Pesquisar este blog

sábado, 17 de abril de 2010

ELOGIO DO TEN-PM-GO À POLÍCIA MILITAR


Sirley Vieira Alves

ELOGIO DE CIVIL À GLORIOSA, HONROSA E CENTENÁRIA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS – PMGO, EXTENSIVO A TODAS AS POLÍCIAS MILITARES DO BRASIL, E EM ESPECIAL AO SOLDADO PADRÃO Cat. “A” DA PMGO

O 2º TENENTE PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA – QOPM – PMGO – O MILIOITO.

Eu vejo em cada estrela que brilha na nossa Bandeira Nacional, o brilho e o valor de cada Soldado; que luta no dia a dia, nas trincheiras de cada esquina em defesa da nossa sociedade.

Cada um no seu posto, com sua patente que designo de modo geral e com muito orgulho de SOLDADO; a zelar pela segurança dos nossos lares, das nossas vidas e dos nossos entes queridos; e que a nossa sociedade, muitas vezes, rudemente não sabe valorizar este homem. Batalhador que luta contra as adversidades de toda espécie; sejam pessoais, profissionais, e sob tantas outras pressões, muitas vezes recalcadas dentro de si, que chegam, não raro, aos limites do insuportável pelo ser humano.

Esse valoroso profissional, que por força das circunstâncias e necessidade do serviço é alvo de críticas por grande parte da sociedade que na ignorância do que é ser “SOLDADO”, muitas vezes acaba por embrutecer parte deles; colocando-os na posição de inimigos; fazendo-os alvo de críticas, na ignorância do que se passa dentro de um ser humano que por força da necessidade do serviço, se vê diante do dever e da obrigação de se fazer cumprir a lei com rigor e firmeza; eu teço o meu sincero elogio !

Eu disse em meu poema: ACRÓSTICO PARA O MEU TIO – 2º TENENTE PM JOÃO ALVES DE SOUSA que levantaria uma espada para defendê-lo ! Publicado no site do RECANTO DAS LETRAS.

E estendo agora, esta espada, em defesa de todos estes valorosos profissionais que têm dado à vida pelas nossas vidas ! Que sempre lutaram por nós, pela nossa defesa; muitas vezes no anonimato e a bem do serviço e pelo bem de todos, deixam, como muitos já deixaram eternamente, seus lares, suas famílias e sua própria realização pessoal...

Profissionais, nem sempre, justamente valorizados!

E digo mais, se hoje, teço este elogio à Corporação da Polícia Militar do meu país e em especial à Gloriosa, Honrosa e Centenária Polícia Militar de Goiás – PMGO, é porque meu tio,assim como poderia ser o tio,o pai,o filho,o irmão, enfim, o próximo de cada um...

Se levanto esta espada em defesa desses valorosos profissionais, é porque vi este extraordinário “SOLDADO”, o 2º Tenente PM R/R JOÃO ALVES DE SOUSA “ O MILIOITO”, lutar durante toda sua vida, desde o seu ingresso na Corporação da Polícia Militar de Goiás até os dias de hoje,quando se encontra na Reserva Remunerada; em favor do próximo, seja ele quem for,do mais dotado de alto gabarito na sociedade como ao mais pobre, humilde e marginalizado.

Eu, sua sobrinha, uma simples aposentada por Esquizofrenia, mas antes de tudo uma cidadã que fui tantas vezes agraciada com seus feitos, não poderia me omitir de falar em nome de tantas e tantas pessoas que foram salvas de suas misérias materiais, morais e de toda sorte de infortúnios.

Esse “SOLDADO PADRÃO” da Polícia Militar de Goiás, tantas vezes injustiçado e incompreendido, ensinou-me, acima de tudo a fazer valer a lei e a justiça; a lutar pelos interesses do próximo; a compreender as fraquezas humanas; enfim, ensinou-me que “QUANTO MAIS DIFÍCIL É A LUTA NA VIDA E PELA VIDA, TANTO MAIS O HOMEM É CONDECORADO COM SEU PRÓPRIO VALOR!”

Valor este que brilha em seu peito, num coração que pulsa pelo bem do outro e que opaca o brilho de qualquer Medalha de ouro que pudesse abrilhantar uma farda!

Pois que estas, no meu entendimento, são condecorações inventadas pelos homens para condecorar os próprios homens, o que no campo terreno não deixa de ter o seu valor mas que “A VERDADEIRA CONDECORAÇÃO NOS É DADA, A CADA UM, SOLDADOS QUE SOMOS NO DIA A DIA TAMBÉM, CONFORME O SEU MERECIMENTO PELO DO GRANDE CRIADOR E ARQUITETO DO UNIVERSO: (DEUS) !!!



Goiânia-GO, 16 de outubro de 2009.

Economiária Aposentada FUNCEF/INSS

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Matrícula 035.967-5

Poetisa

Nenhum comentário: