Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

AGRADECER ENQUANTO É TEMPO


Valdemes Ribeiro de Menezes*

Passeando em Florianópolis/SC, lá veio um convite do prof. Gretz (conferencista e escritor), em certo dia de 2004, para a gente visitá-lo. E fomos (eu, minha Júlia e a filha Juliana) ao seu belo apartamento beira-praia. Depois de uns papos, o prof. Gretz me pediu licença e subiu os degraus da escada de mármore em direção ao compartimento superior da sala. Poucos momentos após ele descia, acompanhado pela esposa e filho, carregando um enfeitado bolo, cantando "parabéns pra você, nesta data querida..." (!). Era pra mim, no dia do meu aniversário !!...

Não sou festeiro, nem revelara sobre o meu natalício. Descobri que a Juliana, um dia antes, dera com a língua nos dentes.

Fiquei surpreso pela homenagem. Durante os papos e comes e bebes (presentes os familiares do anfitrião), o atencioso Gretz me contava sobre suas palestras no Brasil, ora em Porto Alegre, ora em Recife, Goiânia, São Paulo... A esposa não aguentava acompanhá-lo nas viagens. E, antes de cada palestra, o professor dava saltos mortais nos palcos dos auditórios!
No dito aniversário, ele me deu um dos seus livros com esta dedicatória: "Caro Valdemes, você também tem as atitudes positivas da águia(...). Parabéns!!! por mais um ano de vida e não esqueça: a vida só é possível quando reinventada todos os dias".

Nunca me esqueci do prof. Gretz, que me distinguiu lá em Floripa.

Agora Goiás, em 2010, outra curiosa passagem. Numa página literária no DM, lá estava um belo artigo assinado por mim. Calminha, não é autoelogio. O artigo não era meu!... Comuniquei que o verdadeiro autor devia estar morrendo de raiva. Felizmente, a matéria foi republicada com o nome de seu criador: Ursulino Leão, autor de 20 livros e que já fora vice-governador e procurador-geral de Justiça. Escrevi a ele, que educadamente me respondeu: "Muito obrigado pela sua atenciosa carta, a respeito do equívoco... Eu, que já havia notado o engano do DM, achei-o apenas engraçado... Minha crônica, enfim, havia passado para mãos competentes. Afetuoso abraço do Ursulino Leão".

Por que me lembrei desses extraordinários autores? Para agradecer enquanto é tempo, já que não sei por quantas luzes ainda iluminarão meus amanhãs.

Valdemes Ribeiro de Menezes é escritor, procurador de Justiça aposentado e diretor regional da União Brasileira de Escritores, seção Goiás, e escreve quinzenalmente neste espaço

Fonte: http://www.dm.com.br/#!/237659

Foto: http://www.valdemesribeiro.com.br/images/valdemesribeirodemenezes.png

Nenhum comentário: