segunda-feira, 19 de julho de 2010
OS 94 ANOS DE ALMIR TURISCO DE ARAÚJO, EX-GOVERNADOR
Almir Turisco de Araújo nasceu em Macaúbas, Bahia, no dia 19 de julho de 1916. É filho de José Trajano de Araújo e Rosa Turisco de Araújo. Foi casado com Ereny Fonseca de Araújo. São filhos do casal: Tancredo Fonseca de Araújo, Cristiana Maria Fonseca Araújo, Rosa Maria Fonseca Araújo, Edgar Vicente Fonseca Araújo e Maria Sophia Araújo Prata. Reside em Goiânia.
Almir Turisco, como é conhecido nos meios políticos e sociais do Estado de Goiás, onde pontificou durante duas décadas como líder político, completa 94 anos nesta segunda-feira, cercado pelo carinho dos seus familiares, pela amizade de muitas pessoas que têm por ele o afeto de longa convivência.
Possuindo um caráter propenso à solidariedade humana, dedicado a sua família com extrema bondade e completa fidelidade, viu-se na obrigação de estender suas atividades para mais longe, ingressando na vida pública – sempre com o desejo de colaborar com o próximo – assumindo o cargo de subprefeito de Hidrolândia, Goiás, quando a localidade era ainda distrito da capital do Estado, nomeado pelo então prefeito, Professor Venerando de Freitas Borges, em 1940. Um ano depois, tendo exercido com eficiência o cargo, foi-lhe confiada a mesma missão, desta vez no distrito de Trindade, onde permaneceu até 1942. Foi um começo difícil, porém revelador: o cidadão Almir Turisco de Araújo, diante dos resultados satisfatórios frente à administração das duas importantes comunas, despertou a atenção do interventor federal em Goiás, Dr. Pedro Ludovico Teixeira, sendo chamado a assumir a Prefeitura de Anicuns, responsabilidade mais pesada, mas que não foi obstáculo para sua ascensão na vida pública, ao contrário, foi o que o catapultou para voos mais altos.
Foi eleito deputado estadual, sendo presidente da Assembleia Legislativa, assumiu o governo de Goiás, com a viagem do governador Mauro Borges para Israel.
Com o advento do golpe militar de 1964, permaneceu fiel ao seu amigo e benfeitor, Pedro Ludovico Teixeira, o que causou sua cassação e banimento da vida pública.
Hoje, nonagenário, vive uma vida feliz, ao lado de familiares, especialmente de sua querida filha Rosa Fonseca de Araújo, que lhe dá todo o apoio para que tenha sempre a paz que merece.
O filho de Almir Turisco, o artista plástico Tancredo Araújo, para felicidade do progenitor, recebeu recentemente, do Tribunal de Justiça do Estado e Goiás, expressiva homenagem póstuma, com uma exposição de quadros na sede da instituição.
Fonte da ilustração: http://www.assembleia.go.gov.br/conheca_assembleia/parlamentares/1947_2002/presidentes/images/thumbs/017-Almir-Turisco-de-Araujo.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário