sexta-feira, 9 de julho de 2010
AS SETE MARAVILHAS DE CAMPINAS
Walter Menezes
Inserindo-me na imensidão de vozes que estão a disseminar, nos 200 anos de Campinas, as belezas e grandezas da cidade mãe que se sacrificou pela filha Goiânia, quero manifestar o meu amor pela aniversariante. Uma das grandezas de Campinas é manter-se altiva e amante de tudo que se relaciona à sua história e cultivar sempre o bairrismo salutar do seu povo.
E Goiânia, nossa moderna Capital, tem se portado como uma filha ingrata quanto ao bairro que viceja no oeste da cidade, com suas belezas e grandezas não notadas por muita gente. Merecem os elogios as festividades que vêm se desenvolvendo neste ano, sob a batuta do prefeito Paulo Garcia, um goianiense de nascimento e campineiro por opção. Afortunadamente é, ele, o prefeito do bicentenário da cidade que abrigou os pioneiros da epopeia da construção da nova Capital de Goiás.
Do bicentenário que, de 6 a 10 do corrente mês, tem um rico programa de eventos festivos. Mas, creio, o comemorar dos 200 anos de Campinas não se limitará a estes dias e, deverá ter sequência durante todo o ano.
Sempre tive Campinas em meu coração e lá cheguei aos 11 anos na década de 1940. Boas lembranças, grande saudade! Agora, em dias festivos, respiro fundo e encho meus pulmões para proclamar, de público e de alta voz, as 7 maravilhas de Campinas, pontos convergentes que são assuntos para milhares de páginas de jornais e livros.
1) Colégio Santa Clara
2) Praça Cel. Joaquim Lúcio
3) Atlético Clube Goianiense
4) Matriz de Campinas
6) Avenida 24 de Outubro
7) Museu Ornitológico José Hidasi
Poderia falar mais, muito mais, sobre essas 7 maravilhas de Campinas. Supondo que o leitor possa interessar-se pelo tema, recomendo a leitura do livro Campininha das Flores e sua História, com escritos de vários autores, capitaneado pelo Instituto José Mendonça Teles, nome do campineiro-mor da atualidade, benquisto de todos nós.
*Walter Menezes – Diretor do Jornal da Cultura Goiana e ex-presidente da Associação Goiana de Imprensa (Com a alterações de Hélio Nascente quanto às “Sete maravilhas”).
Ilustração: CORETO DE CAMPINAS http://www.goiania.go.gov.br/imagem/galeriafotos/foto029m.jpg
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Qual o critério dessa escolha das 7maravilhas? Diante de alguns citados, penso que a Matriz de Campinas, eixo por onde se contruiram 200 anos, não poderia ficar de fora...
Postar um comentário